terça-feira, 16 de novembro de 2010

Resenha : The Last Airbender (O Último Mestre do Ar) ou Avatar


História

Ele é uma adaptação do desenho homônimo, mais conhecido como Avatar, porém com o surgimento do filme do cara azul (Jake Sully) os nomes ficaram ambíguos e causam confusão, mas não tem nada a ver um com o outro, apenas no sentido do mocinho salvar todo mundo no final.

No filme em questão pra quem já acompanhava o desenho não tem muita novidade apenas algumas mudanças e um resumão de algumas temporadas para caberem no filme. Uma das coisas que gostei é que ele tem mais cenas de ação e uns golpes mais elaborados com alguns combos bem legais. O filme é bem focado no Aang mesmo e procura ambientar o espectador no mundo deles e seus conflitos. A história geral já é prevísivel com os próximos filmes seguindo o mesmo rumo, ele chegando em uma nova aldeia aprendendo a dobrar um novo elemento e a nação do fogo o seguindo e colocando em risco as outras nações, mas no fim ele sempre envoca seus poderes de avatar e salva todo mundo.


Duas coisas que GOSTEI MUITO (sim, eu não apenas escrevo críticas),  foram a do papel do avatar no filme. Ele dobra todos os 4 elementos com um poder descomunal, mas mesmo assim como lhe é dito seu dever é manter o equilíbrio do mundo, e não matar as pessoas. Finalmente um personagem fódão que é humilde, ou seja ele impõe respeito nos caras sem precisar matar ninguém, o que é muito difícil e no filme foi representado muito bem, adorei a cena que ele mostra isso. O filme é baseado na mitologia Asiática e os atores principais carregam bem esses traços como o pai do Zuko (muito melhor que caminho das Indias).

Personagens

Aang (O Avatar)

O ator Noah Ringer conseguiu transparecer boa parte do carísma de seu personagem, com os próximos filmes espero que fique ainda mais parecido com o desenho. Ficou faltando um pouco mais do jeito moleque de Aang no filme ele estava muito preocupado em se mostrar o Avatar. Faltou também o lemuri que eu adorava no desenho, ele praticamente não recebe atenção o filme todo.

Katara

Essa me saiu melhor que a encomenda a atriz Nicola Peltz, é muito mais bonita que a do desenho. Sua participação no filme não foi tão efetiva quanto no desenho, mas foi uma boa atuação, apesar de eu não me lembrar de desde o ínico ela já saber dobrar água, mesmo ela ainda não tendo domínio como foi apresentado.

Sokka

Ele me fazia dar algumas boas risadas, já no filme o Jackson Rathbone não teve grande destaque junto com sua irmã. Como já foi dito o filme foi focado na apresentação de Aang mesmo, mas poderiam ter aproveitado mais os coadjuvantes.


Zuko

Ele compriu bem seu papel (ou não) na perseguiçao frenética ao Avatar, como lhe foi designado junto com Aang,  Dev Patel teve uma boa atuação com um papel de destaque na trama como tinha de ser. Só faltou um pouca mais de maldade em suas ações como ao meu ver agia o Zuko do desenho, o do filme parece estar muito mais focado em honra e talz parecendo não dar tanta importância da captura do Avatar para sua nação.







Resumo

O filme é bom, creio que seja o primeiro que eu faço uma resenha que realemnte me animou, tenho fé de que nos próximos eles melhorem as atuações e deem o devido espaço as coadjuvantes. A filosofia por traz da saga é muito interessante, um filme que realmente recomendo.

Um comentário: